Constelação Familiar Sistêmica

Sobre Constelação Familiar

A constelação familiar sistêmica é uma técnica terapêutica criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que busca entender e resolver problemas emocionais e comportamentais por meio da exploração dos relacionamentos familiares e dos sistemas em que esses relacionamentos ocorrem.

A técnica parte do pressuposto de que as pessoas são influenciadas por padrões inconscientes e transgeracionais de comportamento, sentimentos e crenças que são transmitidos através das gerações. Esses padrões podem afetar negativamente a vida de uma pessoa, levando a problemas como conflitos familiares, problemas de relacionamento, questões de autoestima, ansiedade, depressão, entre outros.

A constelação familiar sistêmica utiliza uma abordagem não-linear e não-diretiva para explorar esses padrões inconscientes.  Ao identificar esses padrões, a constelação pode ajudar a pessoa a encontrar soluções para seus problemas, melhorando a compreensão dos relacionamentos familiares e mudando a forma como esses padrões inconscientes afetam sua vida. A técnica tem sido utilizada com sucesso para tratar uma ampla gama de problemas emocionais e comportamentais, bem como para melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais.

Ordens do Amor

por Bert Hellinger

A Lei do Pertencimento

De acordo com a Lei do Pertencimento, aqueles que pertencem a um sistema têm o mesmo direito que todos os outros de fazer parte, independentemente de suas atitudes ou destino. Sempre que há uma exclusão os efeitos são sentidos pelo sistema, muitas vezes refletido em outra geração. Quando todas as lacunas são preenchidas e aceitamos tudo que pertence ao nosso sistema, permitindo que aquilo que existe também se sinta no lugar que lhe pertence, começamos a desatar os nós que nos impedem de sermos realmente felizes.

A Lei da Hierarquia

Pela Lei da Hierarquia, observa-se, dentro do sistema, uma regra básica: quem chegou primeiro tem precedência. Já entre dois sistemas  diferentes, tem-se que o sistema mais novo tem prevalência sobre o mais antigo. As relações tendem a serem mais harmônicas quando respeitada essa ordem, podendo haver efeitos e conflitos quando não respeitada.

Sendo assim, por exemplo, no âmbito do sistema familiar, os pais e o relacionamento dos pais são anteriores aos filhos. Por exemplo, quando os pais colocam os filhos em lugar acima da própria relação do casal podem surgir conflitos familiares.

Por vezes, entre sistemas diferentes, o mais novo tem prevalência sobre os demais, ou seja, quando se torna adulto, casa-se e se têm filhos, esta família tem prevalência sobre a família de origem, senão respeitada essa ordem, pode também gerar conflitos.

A Lei do Equilíbrio

Lei do Equilíbrio nas relações refere-se a necessidade de preservar o equilíbrio entre dar e receber. Neste sentido, Hellinger diz que “os relacionamentos são bem-sucedidos quando conseguimos atender a essas necessidades e equilibrá-las; mas passam a ser problemáticos e destrutivos quando não o conseguimos”.

A constelação sistêmica pode ser realizada em grupo ou individualmente. Em grupo, o facilitador contará com a presença de participantes que irão representar diferentes pessoas ou papeis. Por vezes, no atendimento individual, o facilitador pode valer-se do uso de bonecos, peças de Lego, ou mesmo outros objetos.

O foco do trabalho de constelação é obter uma nova compreensão sobre as dinâmicas que atuam nas relações. Podendo, então, auxiliar na compreensão da raiz dos conflitos.

Método Psicoterapêutico Fenomenológico baseado na Física Quântica

A constelação sistêmica pode ser realizada em grupo ou individualmente. Em grupo, o facilitador contará com a presença de participantes que irão representar diferentes pessoas ou papeis. Por vezes, no atendimento individual, o facilitador pode valer-se do uso de bonecos, peças de Lego, ou mesmo outros objetos.

O foco do trabalho de constelação é obter uma nova compreensão sobre as dinâmicas que atuam nas relações. Podendo, então, auxiliar na compreensão da raiz dos conflitos. 

Hellinger desenvolveu seu trabalho através de sua observação de três necessidades fundamentais que atuam nos relacionamentos, as quais ele deu o nome de Ordens ou Leis do Amor. 

Sobre Bert Helliger

Nascido em 1925 na Alemanha, foi teólogo, filósofo e psicoterapeuta, que, ao longo de muitos anos, estudou diversas técnicas terapêuticas, entre elas as dinâmica de grupo, a psicanálise, a terapia primal, a terapia transacional,  programação neurolinguística e hipnose.

Além disso, ele morou por muitos anos na África, onde observou nas tribos a necessidade fundamental dos seres humanos de se alinharem com as forças da natureza e com o sistema de origem, assim integrou na constelação familiar a compreensão das dinâmicas ocultas das relações.

Bert Hellinger (1925–2019) - Criador do Método Terapêutico Constelação Familiar Sistêmica - Familienstellen

Assista a entrevista com Bert Hellinger

Bert Hellinger explica como surgiu a constelação familiar em entrevista com Simone Arrojo

Qual estilo você mais se identifica?​

Atendimentos
Online Individual & Presencial em Grupo

Numa sessão, individual ou em grupo, o cliente traz um problema ou dificuldade especifica na vida que, de acordo com Hellinger, sempre tem conexão com nosso sistema familiar. Então se elege os representantes para cada membro do seu sistema para fazer a dramatização dos conflitos, podendo tanto ser pessoas do grupo/plateia ou bonecos no caso da sessão individual. O cliente os posiciona na espaço do campo morfogenético e quântico e de acordo com a localização e sensações de cada representante, identificado fenomenologicamente, podemos ver com clareza aonde se encontra o emaranhado do passado que é então trazido a consciência e assim o cliente pode se libertar, reorganizando o sistema de acordo com as Ordem do amor.